sábado, 11 de dezembro de 2021



O Seu Bebé nasceu com ajuda de uma ventosa?




Em Portugal são muito comuns os nascimentos onde se recorre à ajuda de uma ventosa. A ventosa é um dispositivo que se coloca na cabeça do Bebé durante a descida do mesmo pelo canal de parto ou mesmo durante uma cesariana. O dispositivo cria um vácuo que permite aos profissionais de saúde traccionar e orientar os movimentos do Bebé.

Muitas mães acreditam que a utilização da ventosa poderia ser evitado se tivessem realizado mais força, se estivessem melhor preparadas, se a equipa médica fosse diferente, se estivessem em outro hospital, se se tivesse induzido o parto mais cedo. O ser humano procura sempre se melhorar e a sua visão critica permitiu-lhe chegar onde está hoje evitando tragédias e preparando-se para eventos adversos. As mamãs são a perfeição da perfeição no que toca a cuidar e proteger os seus pequenos e vão analisar, avaliar e definir o que poderia ter sido diferente. Acredito que esse analise seja necessária para se planear uma nova gestação no entanto, por favor não se martirizem
Embora o seu uso em muitos casos seja necessário, a sua aplicação provoca grandes deformações na cabeça dos recém-nascidos. Após 72 horas, a cabecinha do recém-nascido deverá voltar à sua forma “normal”, caso isso não aconteça, uma visita a um osteopata com experiência em pediatria torna-se necessária.

Permitir um crescimento assimétrico do crânio do Bebé é aumentar o risco de desenvolver uma plagiocefalia, potenciar problemas relacionados com a amamentação e dificultar um bom desenvolvimento neuropsicomotor.


 

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu Bebé nasceu por ventosa, e agora? Em Portugal são muito comuns os nascimentos onde se recorre à ajuda de uma ventosa. A ventosa é um d...