sábado, 11 de dezembro de 2021

O seu Bebé sofre com otites de repetição?




Os bebés apresentam uma predisposição para o aparecimento de otites. O nariz e as orelhas do seu bebé encontram-se ligado por um canal, a trompa de Eustáquio. Essa trompa nos bebés é mais horizontal, mais estreita e mais curta que no adulto, o que favorece a acumulação de secreções e resíduos. A existência de uma predisposição não nos vem dizer que é normal as crianças sofrerem de otites, vem sim dizer que basta haver pequenas alterações estruturais, funcionais e hábitos errados para que a otite surja.

O ouvido do Bebé encontra-se localizado numa estrutura óssea, o osso temporal. Essa estrutura pode facilmente sofrer compressão, tração e pequenas lesões durante o trabalho de parto. Tensões membranosas anormais nessa região podem dificultar a drenagem do ouvido do seu Bebé. 

O próprio nariz do Bebé pode sofre pequenas lesões durante a sua vida intrauterina e parto. Vias aéreas mais “estreitas” dificultam a limpeza do nariz dos mais pequenos.
Outras estruturas, como a clavícula, a cervical e a mandíbula, em caso de alteração de mobilidade, podem dificultar de forma indireta a drenagem do ouvido dos pequenotes. 

Para se evitar o aparecimento de otites de repetição é fundamental uma boa função do ouvido, do nariz e das estruturas envolventes, no entanto outras disfunções devem ser equacionadas como: alterações da deglutição, refluxo e alergias. 

O que fazer? 
• Procure ajuda de um osteopata com experiência em pediatria. Este irá ajudar o seu bebé a melhor a função do nariz e ouvido e ajudar na drenagem da trompa de Eustáquio 
• Despistar alergias com o pediatra do seu Bebé  
• Não oferecer o biberão com o bebé deitado 
• Efetuar uma correta higiene nasal do Bebé 
• Evitar oferecer a chupeta ao bebé 
• Caso o Bebé tenha refluxo, seguir todas as recomendações para evitar o refluxo. 
• Procure não fumar perto do seu Bebé ou estar com este imediatamente depois de fumar.  
• Adeque a roupa do seu Bebé à temperatura ambiente. 


Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu Bebé nasceu por ventosa, e agora? Em Portugal são muito comuns os nascimentos onde se recorre à ajuda de uma ventosa. A ventosa é um d...