sábado, 11 de dezembro de 2021

 O seu Bebé não gosta de comer?



Provavelmente o Bebé ainda não está pronto para iniciar a sua alimentação complementar da forma como os pais desejam. Por volta dos 6 meses do Bebé, a OMS recomenda que os pais iniciem a introdução de outros alimentos para além do leite materno. 

Essa introdução alimentar deve respeitar os sinais de apetite e saciedade do Bebé deve ter uma frequência adequada à idade do Bebé. O início da alimentação complementar nem sempre é um processo fácil, o Bebé vai ter que aprender a contactar com objetos e alimentos com temperaturas, consistências, sabores e texturas diferentes. “Mastigar” e engolir alimentos não é o mesmo que mamar. Iniciar a ingestão de outros alimentos requer alguma maturidade do organismo do Bebé.

Alguns sinais podem ajudar os pais a identificar se o Bebé está pronto a iniciar a sua alimentação complementar:

• O Bebé consegue estar sentado com o mínimo de apoio
• O Bebé agarra e leva objetos à boca de forma coordenada
• O reflexo de protrusão da língua diminui (o Bebé deixa de empurrar com a língua tudo que leve à boca)
• O Bebé demonstra interesse quando vê alguém a comer

Mastigar e engolir alimentos não é um processo simples. Alterações estruturais do Bebé podem dificultar esse processo. Bebés com uma mandíbula um pouco mais posterior, Bebés com alterações da mobilidade da cervical e da língua, Bebés que bolçam muito, são Bebés que podem apresentar maior dificuldade na iniciação da sua alimentação complementar.





Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu Bebé nasceu por ventosa, e agora? Em Portugal são muito comuns os nascimentos onde se recorre à ajuda de uma ventosa. A ventosa é um d...