sábado, 19 de fevereiro de 2022

O seu Bebé assusta-se com facilidade? 





Existe um reflexo primitivo, o reflexo de Moro, que simula o que nós adultos sentimos quando nos assustamos ou quando estamos deitados a dormir e temos a sensação de que vamos cair. No Bebé, o reflexo de Moro é desencadeado em situações de maior insegurança, como é o caso de um ruído forte ou quando o Bebé é movimentado abruptamente.  Quando desencadeado, o Bebé vai-se esticar e esticar os braços como se tentasse agarrar a alguma coisa e chora. Esse reflexo é sinal de saúde e é interpretado como um bom indicador de que o sistema nervoso do Bebé se está a desenvolver corretamente. Conforme o Bebé vai crescendo, esse reflexo vai desaparecendo à medida que ganha controlo da cervical e do tronco.

Alguns Bebés que apresentam uma postura em extensão, isto é, “Bebés muito esticados”, podem apresentar esse reflexo exacerbado. Promover uma posição em flexão, promover a posição de barriga para baixo, realizar alguns exercícios de flexibilização da coluna e procurar ajuda de um osteopata com experiência em pediatria, podem ser a solução para ajudar o seu Bebé a não “assustar-se” com tanta facilidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu Bebé nasceu por ventosa, e agora? Em Portugal são muito comuns os nascimentos onde se recorre à ajuda de uma ventosa. A ventosa é um d...