sexta-feira, 10 de janeiro de 2020


O seu Bebé tem uma orelha mais saliente que a outra?






Mais do que uma manifestação estética, se o seu Bebé tem uma orelhinha mais saliente que a outra isso pode significar que aquela orelha precisa de ajuda! Um Bebé com uma orelha saliente ou as duas orelhas salientes pode apresentar uma lesão intraóssea do osso temporal. 

A orelha é formada por uma lâmina de cartilagem elástica recoberta por uma fina camada de pele. A função principal do pavilhão auditivo é coletar sons. Esse órgão da audição insere-se no osso temporal. O osso temporal, localizado lateralmente a nível da cabeça apresenta vários centros de ossificação.  Os centros de ossificação são zonas através das quais o osso cresce. Pressões constantes ou intermitentes sobre o osso temporal podem alterar a sua forma e o seu crescimento deformando-o. Os Papás podem encontrar inclusivo zonas ósseas mais salientes atrás da orelha do Bebé.

No último trimestre de gravidez, a falta de espaço a nível intrauterino obriga o Bebé a assumir posições por vezes assimétricas. Durante o trabalho de parto, ocorrem diversos câmbios de posicionamento do feto. A zona lateral da cabeça, onde se encontra o osso temporal e consequentemente as orelhas, pode sofrer lesões durante a descida do bebé. Outro momento potencialmente lesivo para o osso temporal é na aplicação de fórceps e ventosas. Uma pressão excessiva nessa zona pode deformar o osso temporal e alterar a sua função. 

Possíveis complicações de uma orelha mais saliente:
  • Infeções, como otites de repetição.
  • Dificuldade na amamentação. 
  • Choro frequente e o Bebé leva as mãos à cabeça.
  • Bolçar muito e cólicas. Atrás da orelha existe um nervo, o nervo vago, muito importante na digestão.
  • A cabeça pode tornar-se assimétrica. 
  • O Bebé pode evitar apoiar a cabeça sobre esse lado.
  • O Bebé pode começar a inclinar a cabeça sempre para o mesmo lado.
O que fazer?:
  • Recorrer a um osteopata com especialização em pediatria. O osteopata irá ajudar o organismo a melhor a sua função e mobilidade.
  • Não colocar fitas sobre a cabeça do Bebé. O crânio do Bebé encontra-se em crescimento não se deve, de forma constante, restringir a mobilidade do crânio sobre pena de provocar alguma lesão. 
  • Realizar massagens muito suaves ao redor da orelha mais saliente. 





Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu Bebé nasceu por ventosa, e agora? Em Portugal são muito comuns os nascimentos onde se recorre à ajuda de uma ventosa. A ventosa é um d...