O seu filho está com pingo no nariz?
Será Covid-19?
Ter pingo no nariz (congestão nasal) por si só não é um sinal de Covid-19. O pingo no nariz pode ser sinal de gripe, constipações ou alergias, no entanto, o covid-19 anda nas ruas e ter pingo no nariz passa a ser um sinal de alarme. Mesmo sendo apenas um pingo ligeiro o seu filho terá que remover a máscara frequentemente para limpar o nariz, e dessa forma coloca-se em perigo. Para além do perigo físico, o seu filho poderá receber comentários desagradáveis por parte dos colegas.
O que fazer?
- Não desvalorize o sinal e esteja atento.
- Caso o seu filho apresente alergias, o pingo no nariz nesta época do ano é provável que se trate apenas de mais um episódio de alergias, no entanto, esteja atento a outros sinais.
- No caso das crianças mais crescidas, a máscara do seu filho ficará húmida com facilidade perdendo o seu poder de proteção. Coloque uma máscara por cada hora que a criança esteja fora de casa para ela poder ir trocando.
- Reforce junto do seu filho a necessidade de higienizar as mãos antes e depois de limpar o nariz.
- Informe o seu filho que deve limpar o nariz afastado dos colegas, por sua proteção porque está sem máscara, e pela proteção dos colegas.
- Não se esqueça de relembrar ao seu filho que na mochila deve colocar desinfetante e lenços suficientes.
- Caso seja a primeira vez que o seu filho tem pingo no nariz fale com o seu pediatra.
- Proceda regularmente à lavagem do nariz.
- Controle a temperatura do seu filho (considera-se febre uma temperatura axilar acima dos 38ºC nas crianças pequenas e 37,2ºC nas crianças maiores)
- Avalie o comportamento do seu filho, sintomas como sonolência, dificuldade respiratória, cansaço, dores corporais, sensação de pressão no peito são sinais de alarme.
- Esteja atento a outros sintomas: tosse seca, dor de cabeça, diarreia, dores de garganta, conjuntivite, perda de paladar ou olfato, irritações na pele ou descoloração dos dedos das mãos e dos pés.
- Opte por reforçar o seu sistema imunitário e o do seu filho através hábitos de vida saudáveis, como uma alimentação adequada e prática regular de exercício físico.
Caso o seu filho apresente, para além do pingo ligeiro no nariz, mais algum sintoma dos mencionados acima fale com o pediatra do seu filho e mantenham-se em casa.
Se nos anos anteriores proceder a uma boa lavagem do nariz do seu filho era importante, este ano esse procedimento é FUNDAMENTAL. Evite complicações respiratórias e diminua as idas ao hospital.