segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

O seu bebé tem muita força no pescoço, isso é bom?


A cabeça de um bebé corresponde a cerca de 10% do seu peso (5 vezes mais do que a percentagem no adulto). Não é, portanto, normal um recém-nascido conseguir manter a cabeça elevada assim que nasça por um longo período de tempo e várias vezes por dia. A cabeça do recém-nascido deve repousar tranquilamente e ir ganhando progressivamente força e controlo à medida que os meses vão passando. Um Bebé apenas deve conseguir controlar o pescoço aos 3/4 meses.

Porque é que alguns bebés têm tanta “força” no pescoço?

Na verdade, não se trata de força, trata-se sim de um aumento de tensão da musculatura suboccipital, da musculatura posterior do pescoço. Durante o parto, seja ele por cesariana ou parto normal, o Bebé pode ser sujeito a uma hiperextensão cervical onde se leva a cabeça do Bebé excessivamente para trás. Esse mecanismo produz um verdadeiro “torcicolo” levando o recém-nascido a tentar manter a cabecinha o mais para trás possível! Como facilmente se pode compreender, esse “torcicolo” vai provocar dor e alterações funcionais. Tentem engolir e mastigar com o pescoço para trás!

Como pode ajudar?

  • Se o seu Bebé, recém-nascido tem muita “força” no pescoço, procure ajuda de um osteopata, com formação específica em osteopatia pediátrica.
  • A amamentação pode se tornar complicada, procure ajuda de especialistas em amamentação para corrigir, orientar e ajudar o Bebé e a Mamã.
  • Procure colocar o Bebé sempre que possível numa posição mais simétrica corrigindo a hiperextensão cervical.


 

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu Bebé nasceu por ventosa, e agora? Em Portugal são muito comuns os nascimentos onde se recorre à ajuda de uma ventosa. A ventosa é um d...