segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

  •  O seu Bebé não gosta de dormir?



 

Tal como no adulto, muitas são as causas que levam o Bebé a dormir mal. O que pode estar a acontecer? O que altera o Sono do Bebé? Há razões orgânicas que podem estar por detrás dessa dificuldade.


Dentro das razões orgânicas temos:

  • O Bebé pode ter refluxo: tal como ocorre com os adultos, os Bebés que têm refluxo vão acordar e não ter um sono tranquilo. Um Bebé com refluxo vai preferir dormir numa posição mais vertical, vai acordar assim que os pais o tentam deitar e irá chorar ao acordar e pedir colo. Um Bebé com refluxo pode bolçar durante o dia, se esticar e fazer caretas.
  • O Bebé pode ter cólicas: No caso de cólicas o Bebé pode acordar, chorar, se contorcer, libertar gases ou mesmo fazer cocó.
  • O Bebé pode respirar mal: um Bebé que respire mal irá ter um sono mais agitado e ter mais despertares. Todos nós já tivemos essa experiência quando constipados. Se não conseguirmos respirar eficazmente vamos acordando durante a noite e/ou acordar de manhã cansados. Esses Bebés são bebé que podem ressonar, que frequentemente acumulam ranho no nariz, que podem ter alergias ou outros problemas respiratórios já diagnosticados. São Bebés que podem ter olheiras e respirar pela boca.
  • O Bebé não relaxa e tem dificuldade em entrar no sono. Os Bebés precisam de estar relaxados para entrar no sono. Esses Bebés chegam à hora de dormir e lutam contra o sono. São Bebés que acordam e procuram reproduzir os momentos antes de adormecer (chupeta, colo, etc.). São Bebés que normalmente acordam, podem não chorar e só choramingar e voltam a adormecer depois de relaxarem (com colo, chupeta, mama etc.)
  • Razões internas do Bebé: diminuição de uma hormona chamada melatonina pode ser uma das causas para a falta de qualidade do sono do seu Bebé. São Bebés que demoram mais de 30 minutos a adormecer.
  • Rotinas de sono. Escolher o horário certo para dormir, onde dormir e como dormir são fundamentais para uma noite tranquila.
  • Patologias neurológicas e outras patologias podem estar por detrás de noites mal dormidas.

Quando a razão da falta de qualidade do sono são cólicas, refluxo, dificuldade em relaxar e entrar no sono o Bebé pode beneficiar de uma consulta de osteopatia pediátrica. Caso o seu Bebé não apresente nenhuma das razões acima referidas, procure ajuda de um "terapeuta do sono".

 

Se os pais estão cansados, os bebés e as crianças também estão. Dormir bem é fundamental para um bom desenvolvimento neuropsicomotor. Se o seu bebé dorme mal procure ajuda de profissionais competentes. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu Bebé nasceu por ventosa, e agora? Em Portugal são muito comuns os nascimentos onde se recorre à ajuda de uma ventosa. A ventosa é um d...